CURRICULUM VITAE

Identidade

José Henrique da Costa Portela, nascido a 1 de Julho de 1951, casado, residente na Av. 25 de Abril, 52, Viana do Castelo.

Telefone: (258) 8106200. Fax: (258) 8106209.

jose.portela@ese.ipvc.pt  

http://www.ese.ipvc.pt/~jose.portela

Habilitações académicas

Doutor em Educação, Fac. de Ciências, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal (equiv.), 1998.

Doctor of Philosophy, Curriculum and Instruction, Texas A&M University, 1997.

Mestrado em Educação, Informática no Ensino, Universidade do Minho, 1992.

Licenciatura em Ensino de Matemática e Desenho, Universidade do Minho, 1983.

Situação profissional/Cargos

1998-2007

Presidente do Conselho Directivo da ESE do IPVC (eleição)

1999-… Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, ESE.(concurso - provas públicas)
2006… Presidente da direcção da rede ETEN- European Teacher Education Network (eleição)
2005-2007 Membro da Comissão de Acompanhamento do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. (Nomeação - Ministério da Educação)
2005-2007 Membro da direcção do ETEN-European Teacher Education Network (eleição)

1994-2005

Membro do Conselho Científico da ESE do IPVC (estatuto)

2001-2007

Membro do Conselho Científico da ESCE (Valença) do IPVC (cooptação)

2004-2005 Membro do Conselho Científico do LIBEC - Univ. Minho (convite)
2001-2005 Membro do Conselho Directivo da ARIPESE – Ass. de Reflexão e de Intervenção na Política das ESE (eleição)

2002-2006

Membro da direcção do curso de mestrado em Estudos da Criança – Ensino e Aprendizagem da Matemática (ESE-IPVC/IEC-UM).

1997-2007

Membro do Conselho Científico do CITIDEP (convite)

2002-2006 Coordenador do Projecto de Apoio ao uso Pedagógico da Internet em Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (Internet@EB1)

2004-2007

Coordenador do Programa de Cooperação “Educação Sem Fronteiras” (contrato-programa com MCTES)

1997-2007 Coordenador do Centro de Competência Nónio - Século XXI
1998 Formador convidado da Fundação Calouste Gulbenkian em Angola - Consolidação dos Sistemas Educativos PALOP

1998-2004

Membro do Conselho de Administração da Fundação Gil Eannes (designação)

1998-2003

Membro do Conselho de Administração da Fundação Fernão Magalhães (designação)

1994-1997

Assistant Researcher, College of Education, Texas A&M University, EUA.

1991-1994

Coordenador do Pólo do Projecto Minerva da ESE de Viana do Castelo.

1993-1995 Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, ESE

1986-1994

Assistente e Professor Adjunto na ESE de Viana do Castelo.

1974-1986 Professor de Matemática do Ensino Secundário
2006… Peer revieew: Unión. Revista Iberoamericana de Educación Matemática

Orientação e júris

Orientou três mestrados, concluídos com sucesso e a co-orienta uma aluna de doutoramento (2004-2007).

Foi membro e arguente de diversos júris de concurso para provas públicas e documentais de mestrado e doutoramento nas Universidades do Porto e do Minho e de professor adjunto e de professor coordenador da ESE-IPVC, da Escola Superior de Ciências da Saúde do IP do Porto, da ESE do IP de Setúbal, da Universidade Católica - Lisboa.

Visitas, encontros, congressos, e projectos de investigação

Participação em diversos encontros nacionais (APM, MINERVA, SPM) e internacionais (ARION, NASA, NATO, NCTM, UNESCO) sobre a aplicação das tecnologias de informação e de comunicação na educação. Visitou, como bolseiro, escolas e centros de formação em Inglaterra, França e EUA. De 1994 a 1997 colaborou no projecto de investigação GTECH-Integration of Science, Mathematics and Technology, na Texas A&M University, EUA, sendo responsável pela formação de professores para a utilização da Internet na sala de aula. Responsável e membro de diversas comissões organizadoras de seminários e encontros nacionais e internacionais, entre os quais se destacam, a XIII Conferência ETEN2004-European Teacher Education Network, o IX SIEM, Seminário de Investigação em Educação Matemática, e a Conferência Internacional de Investigação em Educação.

Associações

É membro das seguintes associações: American Educational Research Association (AERA), Associação de Professores de Matemática (APM), National Council of Teachers of Mathematics (NCTM). Membro e coordenador da área pedagógica do CITIDEP, Centro de Investigação para o uso das tecnologias da informação e comunicação para o incremento da democracia participativa.

Publicações e Comunicações (1999-2005)

Portela, J. (2007). Communicating mathematics through the internet: A case study in Interactive Educational Multimedia, Number 14 (April 2007), pp. 65-78 (disponível online http://www.ub.edu/multimedia/iem)

Portela, J. (2007). Opening conference of ETEN - European Teacher Education Network Annual Conference. Porto, 19 of April 2007 (disponível online http://eten2007.ese.ipp.pt/)

Portela, J. (2005). Support Sri Lanka. Presentation at ETEN (European TEacher Education Network) Conference in Macedonia: Teacher Education Today – Meeting the East-West Challenges.10-13 February. Ohrid, Macedonia.

Portela, J. (2004) A Folha de Cálculo no Estudo de Estatística in Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, de Pedro Palhares, Lidel, Lisboa.

Portela, J. (2004). Apresentação de boas práticas Internet@EB1 desenvolvidas no ano anterior. Sessão de apresentação de resultados e assinatura dos protocolos entre a FCCN e as Escolas Superiores de Educação e Universidades. (Apresentação a convite da FCCN) LNEC. Lisboa.

Simões, M., Portela, J. (2004) A Internet na Aula de Matemática – um estudo de caso. Revista da ESEVC.

Lima, L., Portela, J. (2002). Interacções na aula de Matemática com a Internet: Um Estudo de Caso. Actas da Conferência Internacional de Investigação em Educação . ESE de Viana do Castelo, 5 e 6 de Dezembro de 2002.

Portela, J. (1999). Communicating mathematics through the Internet: A case study. Educational Media International, 36 (1), 58-67.

Portela, J. (1999). A Mathematics Class and the Internet: A Case Study. Proceedings of the IX Seminário de Investigação em Educação Matemática . 9 (1).   47-61.

Cifuentes, L., Beller, C., & Portela, J. (1999). Integrating desktop videoconferencing into middle school classrooms and teacher education. International Journal of Educational Telecommunications. 5 (1). 33-40.

 

Participou em diversos painéis organizados pelo programa Nónio – Século XXI.
Membro de diversas Comissões Científicas.
Publicou um manual sobre a utilização da folha de cálculo para alunos do ensino superior.

Participação em projectos de investigação

TÍTULO DO(s) PROJECTO(s)
* C/M
Local/Instituição de realização
Data
Entidade(s) ou programas financiador(es)
Início
Termo
GTECH- A Project Designed for the Development of Integrated, Thematic Materials and Approaches for Teaching Science, Mathematics, and Technology
M
Texas A&M University
1994
1997
GTE Southwest, Inc,
IIE- Problem solving and experimentation on Mathematics and Natural Sciences teaching.
C
ESE Viana do Castelo
1999
2000
IIE- Instituto de Inovação Educacional
MatCid - A matemática na vida de todos os dias: a Matemática e a cidade, projecto
M
ESE Viana do Castelo
2006
2007
FCT
Matemática e padrões no ensino básico: perspectivas curriculares de alunos e professores
M
ESE Viana do Castelo
2007
2009
FCT

* C/M - Coordenador/Membro

Citação em artigos

http://www.math.duke.edu/education/ccp/resources/teach/Learning.html
http://www.math.duke.edu/education/ccp/resources/teach/Bookman-Malone.html
http://www.literacyonline.org/products/t21_vc_smith_v14.pdf
http://www.tcet.unt.edu/pubs/work2/ww204.pdf
http://www.earlytechnicaleducation.org/portugal/portsumariop1.htm
http://www.tcet.unt.edu/images/i26.pdf

Outros

http://www.citidep.pt/papers/pfa/educ.html#anchor3531801

..... (em actualização permanente)

Bolsas

Bolseiro da JNICT, Programa de doutoramento, em 1996/97.

Bolseiro da FLAD, Programa de doutoramento, em 1994/96.

Bolsa do Programa Comunitário Europeu ARION, em 1992.

Bolsa de Estudo de Curta Duração da DGES, em 1990.

Bolseiro da JNICT, Programa Mobilizador de Ciência e Tecnologia, em 1988/89.