Estudo Morfofuncional da Criança Vianense


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Bateria de Aptidão Física

Tempo Suspensão na Barra (TSB)

Sit-and-Reach (SR)

Shuttle Run (SHR)

Salto Comprimento sem Corrida Preparatória (SCP)

Abdominais em 60 segundos (ABD)

Corrida de 50 metros (C50m)

Corrida de Resistência em Vaivém 20 m (CVV)

Bateria de Variáveis Morfológicas

Altura (ALT)

 Peso

 Prega Tricipital (SKTRI)

Prega Subescapular (SKSBS)

Prega Suprailíaca (SKSIL)

Prega  Geminal (SKGML)

 Perímetro Braquial com contração (PBRC)

Perímetro Geminal (PGML)

 Diâmetro Bicôndilo-Umeral (DBCU),

Diâmetro Bicôndilo-Femoral (DBCF)

 

Somatótipo

Índice de Massa Corporal (IMC)

Percentagem de Massa Gorda (%MG)


1. Tempo máximo de suspensão na barra (TSB)

Objectivo: O objectivo desta prova é contar o tempo máximo que a criança é capaz de manter suspenso na barra em flexão de braços.

Forma de disposição e execução: O aluno é colocado em suspensão na barra, pelo observador, mãos em supinação, queixo acima da barra. Após ter sido largado, procura manter esta posição durante o máximo de tempo possível, sem apoiar o queixo na barra.

Equipamento: Barra de suspensão.

Administração: É dada a instrução seguida de demonstração realizado pelo observador. A prova é realizada individualmente, numa única tentativa válida. A criança é colocada em suspensão na barra

pelo observador, que vai dando instruções acerca da validade da execução. A contagemdo tempo pára quando a linha dos olhos passa abaixo da barra.

Avaliação: É registado o tempo, arredondado ao décimo de segundo.

 

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2. Sit-and-Reach (SR)

Objectivo: O objectivo desta prova é medir a distância que a criança é capaz de alcançar com ambas as mãos, em posição de sentada e flectindo o tronco á frente.

Forma de disposição e execução: A criança coloca-se na posição de sentado e, sem sapatos, encosta os pés ao tampo da "caixa de flexibilidade" previamente colocada junto de uma parede.  Conservando os joelhos sem flectir, os braços deverão

ser estendidos à frente com uma mão colocada sobre a outra, palmas para baixo, procurando alcançar a maior distância possível.  O valor é registado ao quarto movimento de flexão do tronco, devendo este ser mantido na posição máxima alcançada durante aproximadamente um segundo.

Equipamento: "Caixa de flexibilidade" com escala marcada em centímetros, correspondendo ao nível dos pés o valor 23.

Administração: É dada a instrução seguida de demonstração realizada pelo observador e de experimentação por parte dos testados. A prova é realizada individualmente num único ensaio válido.

O observador ajuda à manutenção da extensão das pernas, mantendo uma mão sobre os joelhos do executante.

Avaliação: A marca é registada, arredondada ao centímetro mais próximo.

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3. Shuttle Run (SHR)

Objectivo: O objectivo desta prova é medir o tempo que a criança leva a ir buscar dois cubos de madeira colocados a 10 metros da linha de partida.

Forma de disposição e execução: Partindo duma linha marcada no chão, a criança deverá ir buscar dois blocos de madeira (um de cada vez) colocados atrás duma segunda linha, paralela à de partida e marcada a 10

 metros desta, no menor tempo possível. O primeiro bloco deverá ser colocado atrás da linha de partida (não podendo ser atirado) podendo o segundo ser transportado enquanto esta é cruzada, finalizando assim a prova.

Equipamento: Cronómetro e quatro blocos de madeira.

Administração: É dada a instrução seguida de demonstração realizada pelo observador. A prova é realizada por uma criança de cada vez, sendo concedidos dois ensaios válidos, com tempo suficiente de descanso entre cada um. O observador coloca-se junto á linha de partida e chegada e procede ao comando de partida e ao registo dos dois tempos. As vozes de partida são "Prontos?" e "Vai".

Avaliação: É registado o melhor tempo, arredondado ao décimo de segundo.

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4. Salto em Comprimento sem Corrida Preparatória (SCP)

Objectivo: O objectivo desta prova é medir a distância que a criança é capaz de saltar a pés juntos e sem corrida preparatória.

Forma de disposição e execução: Marca-se no solo do ginásio uma linha a partir da qual a criança deverá procurar saltar o mais longe possível a pés juntos e sem corrida ou

 qualquer passo preparatório, fazendo uso de balanços dos braços.  A saída do solo terá de ser simétrica e sem ultrapassar a linha traçada.

Após cada tentativa, o ponto mais recuado de contacto com o solo é marcado com uma marca adesiva pelo observador e o resultado lido numa fita métrica colocada perpendicularmente à linha de salto.

Equipamento: Fita métrica, fita adesiva para marcar a linha de saída e o ponto alcançado em cada tentativa.

Administração: É dada a instrução seguida de demonstração realizada pelo observador e de experimentação por parte dos testados. A prova é realizada individualmente em três ensaios com algum descanso entre os mesmos. Se o ensaio não for válido é permitida nova oportunidade.

Avaliação: Regista-se a melhor marca, arredondada ao centímetro mais próximo.

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5. Abdominais em 60 segundos (ABD)

Objectivo: O objectivo desta prova é contar o número de vezes que a criança é capaz de realizar um movimento abdominal correcto, no espaço de um minuto.

Forma de disposição e execução: A criança coloca-se em decúbito dorsal sobre um colchão, joelhos flectidos, pés apoiados no chão e seguros por um colega, braços cruzados sobre o peito e mãos colo-cadas sobre o ombro oposto. O movimento abdominal

deverá ser efectuado até ao contacto dos braços com as coxas (movimento ascendente) e até ao contacto das costas com o colchão (movimento descendente).  Os braços deverão ser mantidos cruzados junto ao peito e os calcanhares a uma distância de 30 a 45 cm das nádegas.  Qualquer incumprimento de uma destas regras implica a não contagem do movimento efectuado.

Equipamento: Colchão e cronómetro.

Administração: É dada a instrução seguida de demonstração realizada pelo observador e de experimentação de um movimento por parte do testado. A criança é informada das faltas que originam a não contagem do movimento. A prova é realizada individualmente. O número de execuções válidas é contado pelo observador, em voz alta, no final do movimento ascendente.

Avaliação: É registado o número completo de movimentos válidos conseguido pela criança.

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6. Corrida de 50 metros (C50m)

Objectivo: O objectivo desta prova é medir o tempo que a criança demora a percorrer uma distância de 50 metros em linha recta.

Forma de disposição e execução: Marca-se num solo plano e com boa aderência duas linhas separadas entre si por 50 metros.  As crianças

(duas de cada vez) colocam-se em pé junto da linha de partida e iniciam a sua prova aquando do sinal dado pelo observador colocado junto desta linha.  Após a partida deverão percorrer a distância no menor tempo possível, mantendo uma trajectória rectilínea e não abrandando a velocidade até terem passado a linha de chegada.

Administração: É dada a instrução seguida de demonstração da partida realizada pelo observador.

A prova é realizada por duas crianças ao mesmo tempo, num único ensaio válido. As vozes de partida são "Prontos?" e "Vai". O indivíduo que dá a partida situa-se junto da linha marcada no chão e ao mesmo tempo que dá a última voz, procede ao abaixamento do braço, dando assim sinal ao cronometrista que se encontra na linha de chegada.

Avaliação: O tempo é registado, arredondado ao décimo de segundo.

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7. Corrida de Resistência em Vaivém de 20 m (CVV)

Objectivo: O objectivo desta prova é verificar até que escalão de progressão no ritmo de corrida o aluno consegue cumprir.

Forma de disposição e execução: O percurso é delimitado por duas linhas espaçadas 20 metros. O executante terá de cumprir o percurso em ambos os sentidos, adequando o ritmo de corrida  ao sinal

sonoro, de forma a encontrar-se numa das extremidades (linhas) quando este soa. O ritmo dos sinais aumenta de minuto a minuto.

Equipamento: 30 metros livres com percurso marcado, leitor de CDs e CD com sinais sonoros do ritmo de corrida.

Administração: A prova é realizada por seis crianças ao mesmo tempo, num único ensaio válido. Um observador marca o ritmo de corrida, correndo com os executantes. Ao sinal sonoro o executante deve estar com um dos pés encima ou para além da linha de retorno. O final da prova acontece quando um executante não consegue cumprir por duas vezes consecutivas o ritmo de corrida.

Avaliação: É registado o número de percursos efectuados.

 

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 Actualizado em 21-09-2010