Mary Richardson
Creative Connections Project Director
Froebel College, University of Roehampton, London
Podes ser um professor, um estudante, um aluno da escolar Básica ou Secundária, um académico, um pai/mãe ou alguém apenas interessado em explorar a Identidade Europeia; esperamos que encontre aqui neste catálogo algo de interesse, pelo que lhe sugerimos que continue a sua leitura. Nós não pretendemos ter descoberto uma definição para o que significa ser ‘European’, mas desenvolvemos o conhecimento e a compreensão para ajudar todos aqueles que poderam abordar tais questões e aqueles que têm de ensinar e aprender sobre eles.
Em Janeiro de 2012, o projeto Creative Connections uniu equipas de investigação educacional de seis instituições Europeias de Ensino Superior com o objetivo de encontrar vias inovadoras e práticas para promover a ligação entre escolas e alunos Europeus. A investigação foi financiada pelo Fundo Europeu Comenius (517844).
Educação para a Cidadania Democrática com vista a ‘equipar jovens e adultos para desempenharem uma parte ativa na vida democrática e a exercerem os seus direitos e responsabilidades na sociedade’, é o foco chave do Conselho da Europa (2009). Apesar dos programas sobre Educação para a Cidadania existentes em toda a Europa, a natureza complexa como os jovens se identificam com a Europa e com o que significa ser Europeu, está constantemente a ser debatido. As ligações nas escolas entre conceitos de cultura, meios de comunicação e identidade do cidadão pode ajudar a desenvolver uma compreensão cultural Europeia, e o desenvolvimento de uma ‘conectividade’ tangível é uma forma de promover uma compreensão partilhada entre indivíduos. Todavia, sabíamos que para conseguirmos promover uma ligação sustentável, as escolas teriam de proporcionar aulas desafiadoras, inovadoras e que reflectissem a ligação aos meios de expressão com os quais os alunos se sentissem confortáveis.
Coordenado pela Universidade de Roehampton (Reino Unido), as equipas da Irlanda, Portugal, República Checa, Finlândia e Espanha juntaram-se para desenvolver e promover um diálogo ativo entre países, especificamente entre alunos, para alargar a compreensão sobre diferentes perspectivas de cidadania Europeia. A nossa finalidade é envolver uma conectividade a nível Europeu, através das vozes dos alunos, dando-lhes a oportunidade de comunicarem entre si, para discutirem as suas respostas às tarefas e fazerem comentários sobre os seus trabalhos. Proporcionando-lhes esta oportunidade para desenvolverem fortes competências comunicacionais, através das suas ligações, pode também ser visto como um meio importante de lhes atribuir um papel proactivo no processo de pesquisa.
A educação artística e a prática tem sido central ao nosso trabalho e neste catálogo existem exemplos do trabalho que foi realizado ao longo de três anos, que deve ser consultado em conjunto com a nossa website – www.creativeconnexions.eu – de forma a que os seus interesses o possam conduzir aos planos de aula, recursos, galerias e reflexões disponíveis agora e no futuro.Esperamos que se inspirem no que virem e agradecemos os seus contributos. Todos os materiais podem ser utilizados e partilhados livremente.