O conceito de cidadania e a exploração do seu significado têm sido objeto de intenso debate, assistindo-se a uma evolução ao longo do tempo, com a inclusão de questões sobre os direitos políticos, sociais, económicos e, mais recentemente, ambientais.
O discurso à volta da cidadania encontra-se muitas vezes polarizado, especialmente nos extremos do espetro político. Um aspeto comum das recomendações para os decisores políticos e para a área da educação artística, elaboradas pelos seis países envolvidos no Projeto Creative Connections, é a defesa de uma maior interação entre investigação e práticas educativas, focalizando-se nos conceitos de cidadania ativa e identidade Europeia. Nos últimos anos tem-se assistido a um movimento no debate sobre cidadania, afastando-se das noções de cidadania formal, ou seja do estatuto e da base legal de cidadania, para uma cidadania que envolve a participação ativa.
Estas mudanças têm vindo a afetar continuamente a Educação. Por exemplo, na Irlanda o National Council for Curriculum and Assessment (NCCA) tem vindo a trabalhar na revisão do ensino secundário desde 2000. Nesta revisão o NCCA desenvolveu uma disciplina opcional sobre cidadania, que dá continuidade aos níveis educativos anteriores.
A disciplina intitula-se provisoriamente “Política e Sociedade”. O esboço do programa desta disciplina, que está atualmente em fase de consulta pública, fornece um enquadramento para a investigação sobre as questões contemporâneas relacionadas com a identidade/cidadania europeias (Cusack, 2009).
As seis equipas participantes no Projeto Creative Connections relataram dificuldades em desenvolver os aspetos da cidadania no âmbito do Projeto. As contribuições dos seis países participantes foram organizadas em grandes temas, resultado as seguintes recomendações:
Tema 1: Diálogo entre países
- O Projeto Creative Connections torna evidente a importância que a educação artística tem na construção das ligações e formas de participação entre escolas e países Europeus, no entanto é necessário tempo para usar plenamente o potencial da web na educação, para construir a comunicação e a cooperação, para criar conexões entre pessoas e entrar no tema com suficiente profundidade.
- O potencial pleno de um Projeto de cooperação internacional necessita do envolvimento de diversos professores das escolas, de diferentes disciplinas, para otimizar o uso do tempo e do conhecimento e para a construção de uma identidade de aprendizagem transcurricular.
- Para esta dimensão do Projeto, os professores precisam de encorajar o interesse dos alunos pelo diálogo inter-países.
- Os alunos referem-se com frequência a diversos feriados/celebrações quando falam da sua comunidade. Ao contrário de muitas instituições, a Europa não tem um feriado anual conhecido e significativo para os alunos (por ex. o Dia da Europa). A equipa da República Checa sugeriu que um feriado específico poderia dar aos alunos um sentimento comum e uma conotação positiva de pertença à Europa.
- Verifica-se a necessidade de mais oportunidades para os alunos usarem criativamente as artes e as tecnologias informáticas e para contarem as suas próprias histórias e aprender sobre a Europa. Tais oportunidades podem ajudá-los a: aprender sobre os outros, compreender os outros, desenvolver um espírito de respeito e de aceitação pelas diferenças dos outros, desenvolver um espírito de abertura e de fraternidade entre os membros da comunidade europeia.
- O Projeto Creative Connections forneceu aos professores algumas vias para aumentar a sua compreensão acerca do currículo escolar, para lá das fronteiras disciplinares e da separação de materiais e recursos das suas utilizações habituais, promovendo a pesquisa e a participação de estudantes e alunos, especialmente aqueles que se podem encontrar em maior risco de exclusão ou marginalização (por ex. os países mais empobrecidos do sul da Europa).
Tema 2: O ambiente web e o blogging
- O desenvolvimento dos currículos nacionais e locais nos países parceiros precisa de ter em conta as possibilidades que o ambiente web pode oferecer a alunos e professores (tanto das áreas urbanas como, mais especialmente, das áreas rurais), através da utilização da galeria online e do estabelecimento do diálogo através da arte contemporânea.
- Para a utilização de um ambiente web é necessário que os professores recebam formação e apoio técnico suficientes que lhes permita desenvolver a sua confiança e capacidades no domínio da tecnologia digital e as suas habilidades e conhecimento dos materiais no domínio da arte: um ambiente online, simples e claro, que pode ser construído nos primeiros estádios do Projeto, para ser testado e treinado, ajuda todos os participantes a organizarem o uso dos recursos digitais e a motivarem-se e focalizarem-se no ensino.
- É necessário ter em consideração o tempo e a sequência das interações online, para que todos os parceiros consigam publicar os trabalhos e colocar os comentários dentro de um período de tempo especificado. Teria sido favorável que o desenvolvimento deste trabalho tivesse uma maior escala temporal que permitisse que os alunos estivessem envolvidos ao longo de todo o ano escolar e que os professores fossem envolvidos em formação e no planeamento com algum tempo de antecedência.
- Considerando a falta de experiência dos professores no uso das tecnologias no ensino – verificada em todos os países parceiros – é necessário instruções claras para a utilização do blogging, acompanhadas de orientação técnica.
- Os professores precisam de permitir aos seus alunos a utilização do ambiente seguro do Quad Blog, autónoma ou nas suas casas. É necessário questionar as preocupações por vezes excessivas acerca da participação independente de alunos em ambientes online.
- Explorações experimentais de blogging entre países e usando línguas diversas, tal como foi desenvolvido o Creative Connections sugere que podem ser formas úteis e apropriadas para criar conexões entre escolas, professores e alunos de diferentes países. É importante salientar que entendemos “o blogging como um modo de apoiar uma comunidade de prática ou um espaço de afinidades… os Blogs em si mesmos não promovem necessariamente a participação social”. (Davies & Merchant, 2009).
Tema 3: A construção do conhecimento do professor através da Investigação-Ação
- Para apoiar o desenvolvimento das competências profissionais dos professores é necessário tempo para planear e tempos para formação, reuniões e reflexão. Recomendamos que os professores também prevejam que a participação num Projeto como este necessita de tempo para formação continua.
- A definição de um tema alargado, decidido em conjunto pelos membros de um quad blog – i.e. as quarto escolas que estão em interação através do blog – daria uma orientação e uma intenção às respostas dos alunos. Assim poder-se-iam promover padrões de resposta mais longos e mais detalhados na interação entre os alunos.
- É necessária uma comunicação ativa e cooperação entre professores e investigadores, com partilha de informação sobre as sessões de formação de professores, o planeamento e a execução dos projetos em cada escola. Assim é possível facilitar a sincronização do tempo do projeto e uma prática de trocas mais intensas de experiências e de conhecimentos entre os diferentes países, durante o processo.
- Um modelo possível para o desenvolvimento dos conceitos/temas de cidadania deve considerar a adaptação entre os objetivos/intenções do Projeto Creative Connections e os programas de Artes e de Educação para a Cidadania no ensino básico e secundário. Isso poderia incluir pequenos cursos em Educação Cívica, Social e Política ou um módulo sobre Política (como no caso da Irlanda).
- A metodologia de Investigação-Ação deve manter-se como a força motivadora para o envolvimento dos alunos, o que requer competências de tomada de decisão e de criatividade. Este é também um enquadramento favorável ao desenvolvimento do conhecimento e das competências dos professores, quando refletem sobre a prática no âmbito de projetos complexos e criativos como o projeto Creative Connections.
Tema 4: Identidade cultural e os media visuais
- O tema da cidadania, no qual se focalizaram os professores participantes, necessita de ser clarificado e operacionalizado e explorado nas suas potencialidades para a Educação artística, para poder ser integrado de maneira significativa no contexto da prática artística. Recomenda-se que os professores de artes trabalham em colaboração com professores de educação para a cidadania, para promoverem partilha de competências e para estabelecerem ligações transdisciplinares.
- Recomenda-se que sejam desenvolvidas metodologias de arte e de design que usam tecnologias digitais, plataformas digitais ou media sociais para aprofundar as interações entre alunos europeus.
- Os curricula nacionais devem incluir oportunidades transdisciplinares nas quais a arte contemporânea seja usada para explorar vias que facilitem a compreensão transnacional e a multi-literacia, com um foco na compreensão de perspetivas diferenciadas sobre cidadania ativa e identidade.
- Os responsáveis escolares, a nível nacional ou local, precisam de assegurar que há apoio educacional adequado para os alunos que vivem em áreas menos povoadas, para garantir oportunidades de aprendizagem equitativas, particularmente no que diz respeito a recursos online, e oportunidades de trabalho com outras escolas em áreas urbanas.
- O foco no conhecimento e compreensão das questões sociais e culturais, nacionais e internacionais, pelos alunos, usando os media visuais, tem implicações para a prática artística e educação para a cidadania. Estas implicações necessitam de ser devidamente exploradas.
- As relações entre a arte e as experiências dos alunos permitem refletir e rever a situação europeia contemporânea, nomeadamente a crise política em Bruxelas e o modelo de mudança social, com os seus desafios ao nível das estruturas de estado dos países membros da CE.
- Os alunos acharam relevantes e significativas as questões do design e compreenderam que o design propicia a discussão de questões da vida privada e pública. Por essa razão, as discussões e estudos do design são adequadas ao contexto da educação se pretendermos que os alunos ganhem consciência das forças que influenciam a vida da comunidade, e da sua participação atual e futura como agentes da comunidade.
Tema 5: Discussão das obras de arte
- Os alunos devem discutir as obras de arte em grupos e na turma. No início do Projeto, os professores poderão ter necessidade de apoio para as intervenções educativas direcionadas para o envolvimento dos alunos e a sua interação com as obras de arte. São apresentadas algumas ideias sobre o desenvolvimento deste questionamento e discussão no website do Projeto.
- Os professores devem modelar formas de interagir com as obras de arte, enfatizando a reflexão e a crítica construtiva. Nos planos de aulas apresentados são sugeridas formas de abordagem.
- As metáforas visuais (por ex. claro, escuro e metamorfose da forma) podem ser formas de repensar pontos de vista “fixos” ou “estereotipados” sobre a cidadania, e desta forma podem ser mesmo mais úteis do que a utilização da narrativa verbal. O trabalho com o visual pode abrir diálogos nos quais os alunos não necessitam de modificar os seus enunciados verbais habituais. Pelo contrário, podem explorar as questões e aumentar o conhecimento através dos media visuais.
- Propomos que o professor de educação para a cidadania e o professor de arte trabalhem colaborativamente com os alunos participantes para assegurar que as duas áreas são integradas nestes complexos projetos de arte e cidadania.