CREATIVE CONNECTIONS

Creative Connections

O Projeto

Creative Connections une seis equipas de investigação de Instituições Europeias de Ensino Superior – trata-se de um projeto complexo, que contribuiu para melhorar a nossa capacidade de trabalhar colaborativamente, refletir como educadores sobre a nossa prática e comunicar entre todos para melhorar a nossa prática educativa nas áreas da arte e da cidadania.
O projeto tem os seguintes objetivos específicos:

  • Promover ativamente a ‘voz dos estudantes’ num ambiente seguro e apoiado, encorajando-os a explorar a sua identidade e a de outros estudantes dos seis países Europeus;
  • Encorajar o melhor uso dos resultados em termos de processos e práticas de ensino inovador, de forma a desenvolver na Europa a qualidade da Educação para uma Cidadania Democrática (ECD).
  • Explorar semelhanças e diferenças nas percepções culturais dos estudantes de escolas rurais e urbanas;  
  • Melhorar a consciência relativamente ao uso e implementação de tecnologias digitais na sala de aula e uso de investigação cuidadosamente conduzida;
  • Facilitar conversações criativas em diversas línguas, através de blogs que usam tradução automática online, permitindo aos estudantes que comuniquem nas suas próprias línguas.

As equipas de investigação do Ensino Superior (ES) compõem-se de docentes especializados em educação artística e educação para a cidadania, de professores de escolas básicas e secundárias e estudantes de seis países Europeus, num total de 1080 estudantes com idades compreendidas entre os 8 e os 18 anos, com 45 professores em 25 escolas. É nossa intenção que no futuro muitas mais escolas se relacionem com outras escolas Europeias, usando a nossa website e os seus recursos.

A nossa finalidade foi trabalhar com professores e estudantes e dar-lhes a oportunidade de transformarem o projecto em “algo de seu”, através do uso do método de investigação- ação na sala de aula. Foi realizado um survey internacional preliminar sobre as percepções que os estudantes possuíam sobre a Europa e os professores tiveram uma formação profissional sobre o uso do método de investigação-ação e de plataformas virtuais, ficando assim aptos a partilhar imagens e blogs entre as turmas dos diferentes países. Trabalhar com um grande número de participantes, em contextos Europeus diversificados, permitiu recolher muita informação e verificar o impacto de tal investigação na sua prática. Os resultados incluem:

  • Parcerias entre professores, professores estudantes, educadores de galerias e artistas.
  • Uma ferramenta de investigação visual para diagnosticar as identificações dos estudantes com a Europa e um blog para facilitar as discussões on-line.
  • Uma base de dados visual com (i) trabalho de artistas contemporâneos que exploram questões de identidade pessoal e coletiva, (ii) obras de arte produzidas pelos estudantes das escolas participantes, (iii) imagens seleccionadas pelos estudantes para representar a Europa.
  • Revisões e avaliações dos recursos para o ensino de arte digital, análise de imagens e educação para a cidadania democrática (ECD) - o que resultou em planos de aula e recomendações técnicas para os professores, ajudando-os a implementar estas práticas.
  • Recursos para o ensino sobre identidade e diversidade, direitos humanos, interdependência e interação no contexto Europeu.
  • Exemplos de boas práticas sob a forma de planos de aula, listas de recursos e diálogo podem ser utilizados livremente a partir deste site.

Vamos continuar o desenvolvimento e produção das áreas de livre acesso do website, promovendo ideias inovadoras para o ensino relacionado com identidade, direitos, cidadania e temas europeus a partir de 2014.

O projecto não termina com este catálogo e website – isto é apenas o início. Congratulamo-nos em receber o contato e ideias de professores e escolas - por favor, entrem em contato conosco se se quiserem envolver.
Podemos ajudar com:

  • Criação de blogs para ligar grupos de escolas;
  • Ideias e recursos para formação e ensino – aprendizagem;
  • Uso do nosso site como base para o desenvolvimento de sua compreensão sobre identidade europeia
  • Assessoria na planificação de aulas, investigações e produção científica sobre Cidadania e Educação.