Esquema de trabalho: Identidade e Tradição
Idade: 10-11anos
Calendário: 5 aulas de 60-90 minutos cada
País: Portugal
Escola: Frei Bartolomeu dos Mártires
Estrutura Conceptual
Este projeto envolve uma sequência de aulas de arte, identidade e tradição. Ela ajudará as crianças a identificarem os seus próprios pensamentos e sentimentos relacionados com o papel da arte e a sua função na sociedade. O projeto foi desenhado de forma a ajudar as crianças a tornarem-se conscientes do poder de uma forte auto-identidade, quer a nível pessoal, quer nacional, através da exploração de tradições e da análise reflexiva sobre a sua posição como cidadãs Europeias.
Lição 1
Calendário 60 mins
Objectivos
Recursos
Atividades
Introduzir o conceito que cada um de nós possui uma identidade pessoal e Europeia. Desenvolver uma discussão com crianças à volta de questões chave relacionadas com isto, ao focarem as questões locais e a arte contemporânea.
As questões chave poderiam incluir:
Convida os alunos a trabalhar em grupo e a discutir as questões, a criar um mapa sobre as suas discussões e depois a apresentar e disseminar esse conteúdo resultante da sua conversa.
Expõe os documentos de trabalho.
Lição 2
Calendário (60-90mins)
Objectivos
Promover o diálogo entre os alunos sobre o conceito de identidade (pessoal e nacional através de discussão oral e relatórios escritos.
Recursos
Atividades
Desenvolver com toda a turma, o conceito que todos temos sobre a identidade pessoal e Europeia. Organizar em grupo os alunos e promover discussões e investigação à volta de questões chave relacionados com isso, focando o significado de identidade e introduzindo a noção de identidade nacional. Os alunos podem ter necessidade de acesso a computadores e Internet para investigarem factos e ideias. As questões chave podem incluir:
Encorajar os alunos a encontrar um facto novo sobre a sua identidade nacional. Pedir aos alunos para registarem a sua discussão através do mapeamento de ideias, antes de relatarem o resultado da discussão à turma.
Criar uma lista com todas as respostas dos alunos e expô-las com o trabalho da aula anterior.
Notas para os Professores
Como um exemplo de descoberta do que os alunos não sabiam ainda, um aluno em Portugal referiu-se ao Presidente da República de Portugal e disse que ele hasteou de forma não intencional, a bandeira nacional ao contrário, durante as comemorações do 5 de Outubro (fim da monarquia – início da República). De facto, hastear uma bandeira ao contrário, pode ser entendido como uma chamada de atenção e um pedido de ajuda aos países– um símbolo internacional.
Lição 3 (60- 90mins)
Objectivos
Recursos
Actividades
Motivar os alunos a partir de uma revisão da aprendizagem.
Explicar que irão ver algumas imagens de arte contemporânea e pedir aos alunos para pensarem porque razão a professora escolheu estas obras. O que é que eles dizem? O que é que as imagens têm em comum? O que é que elas nos fazem pensar? Use as questões chave para explorar as imagens de forma mais aprofundada:
Questões chave:
Regista as respostas dos alunos. Os alunos escolhem uma obra de arte que lhes tenha interessado particularmente w investigam mais factos e imagens em casa e na sala de aula.
Notas para os Professores
Como exemplo de possíveis resultados de aprendizagem para esta lição nº 3, a professor que testou esta atividade não forneceu explicações prévias sobre as imagens que deu aos alunos para analisar, tendo dado somente o título da obra, nalgumas imagens. Alguns comentários que os alunos fizeram sobre determinadas obras de arte são aqui incluídos:
Imagem: “ Cindy Sherman | Sem título C | 1975 | Fotografia | INGLATERRA
“É uma fotografia de uma jovem que está a olhar para mim e que parece uma bailarina por causa do vestido que está a vestir. Esta obra fala da aparência física” (C.B., 10 anos).
Imagem: José de Guimarães | auto-retrato | 1968 | Acrílico sobre tela | PORTUGAL
“É uma pintura de um homem de perfil. Penso que ele gosta realmente de matemática ou escrita, pelo que ele deve ser muito esparto. Esta obra fala de gostos pessoais.” (C.M., 10 anos)
Imagem: Raakel Kuukka | Rebekka e o tradicional vestido folclórico | Fotografia | FINLÂNDIA
O título desta obra foi atribuído pelos alunos.
“Eu vejo uma criança com um belo vestido e sem sapatos. Ela está a dançar ou a andar. Esta obra é uma fotografia e fala de roupas tradicionais.” (J.G, 10 anos)
Imagem: Rachel Whiteread | Local (aldeia) | 2006-08 | Casa de bonecas com grades, caixas, madeira, equipamentos elétricos e acessórios, e energia elétrica | INGLATERRA
“Eu vejo uma aldeiazinha com muitas casas e janelas iluminadas. Não é a nossa cidade, Viana, porque as casas são diferentes. Este trabalho fala sobre os lugares onde as pessoas vivem.” (M.P, 10 anos)
Lições 4/5
Calendário (180 mins)
Objectivos
Explorar o conceito de identidade pessoal através da fala e das artes visuais.
Recursos
Atividades
Organizar um carrossel de atividades de arte e dividir os alunos em três grupos, para que possam rodar por todas as atividades.
Explicar aos alunos que eles devem tentar mostrar como foram influenciados pelas técnicas, materiais ou idéias da obra de arte que os motivou desde a lição anterior. Por exemplo, eles podiam querer incorporar no seu trabalho, algumas das técnicas ou idéias do artista.
Atividade 1: Demonstrar técnicas de recorte que usam facas artesanais e tesouras para habilitar os alunos a criar uma silhueta de um auto-retrato. http://silhouettesbyhand.com/2011/05/24/how-to-cut-your-own-silhouette-portrait-and-how-i-cut-my-silhouettes/
Atividade 2: Encorajar os alunos a usarem diferentes meios de expressão e técnicas bidimensionais (e.g. desenho, colagem e pintura) para fazer mais um auto-retrato, que incluísse o seu primeiro nome.
Actividade 3: Use um grupo de cada vez para fazer auto-retratos fotográficos. Peça aos alunos para fazer o upload destes para o computador e, em seguida, imprimir os retratos. Usando a imagem impressa, eles devem, então, isolar a cabeça e os ombros cortando o fundo com uma tesoura. (Eles vão usar isso mais tarde, incorporando-os numa colagem maior).
Os alunos devem completar todas essas atividades durante as lições, para que possam, em seguida, reunir os três exercícios num auto-retrato. Eles devem ser encorajados a adicionar mais alguma imagem que eles acham que vai explicar a sua identidade nacional e pessoal de forma mais clara para o espetador.
Agrupar todos os trabalhos individuais dos alunos num único painel, ou folha grande de papel, para criar um painel de parede coletivo. Rever o trabalho acabado com toda a turma, pedindo-lhes para se envolverem numa análise crítica do seu trabalho.